Linha do tempo do Rio V5

Linha do tempo metaplot x Crônica Rio V5 Vampire LARP



Na nossa ambientação de um Rio Noturno Canônico (Cannon Rio by Night), dentro de todas as atualizações no metaplot do Mundo das Trevas , parte temporalmente do V20: Diário da Jyhad de Beckett, indo de encontro ao do Livro básico da Quinta edição de Vampiro: A Máscara e aos Guias da Camarilla e dos Anarquistas.


Porém, algumas decisões sobre linearidade e escolha entre versões e fatos foram necessárias para contar a história dessa crônica, ainda que ela siga a premissa do Narrador não confiável, condição fundamental do Mundo das Trevas e mais presente que nunca nesta nova edição.

Além disso, para que os jogadores aproveitem jogando as mudanças do cenário, a maioria dos eventos sofreram entre 6 a 8 anos de atraso em relação ao cânone.


Começamos os jogos em 2018, portanto estávamos de fato neste ano no WoD, mas com alguns acontecimentos ainda de 2010 a 2012 do metaplot canônico do V5. Por liberdade poética, a cada Live que tivemos de 4 a 5 meses de distância, esses eventos se aceleraram para encontrar a ambientação total construída para a Quinta Edição.


No momento que estamos no Entreato V antes do Ato VI (entre nossa quinta a sexta sessão de jogo), os Anciões de sétima e oitava começaram a sentir os efeitos d'A Demanda (The Beckoning) e os de gerações mais próximas de Caim já saíram da cidade. Entre o Penúltimo e o Último LARP (ato V e Ato VI) acabamos de vivenciar o Conclave de Praga, com a saída em massa dos Brujah da Torre e a Cidade Livre está ilhada na guerra entre os Anarquistas e a Camarilla.


Aviso geral para os jogadores: Apesar do conteúdo do site ser inteiramente público e está lá para ser consultado (inclusive durante o jogo), esta linha do tempo é uma exceção. Ela é apenas um guia para a nossa crônica. Diferente da maioria das outras publicações, ela não é de conhecimento geral ou até parcial da maioria das personagens, nem as mesmas percebem ou se lembram delas tão claramente. Sobre ela e sobre as outras postagens, nem tudo que está aqui sua personagem pode acreditar que realmente aconteceu como está descrito aqui. Ou até que realmente existiu. Ganha XP de interpretação, aliás, quem num ingame se surpreender com alguma novidade, com uma notícia antiga, que ela não sabia ou tenha esquecido, ou ainda se a personagem de maneira coerente não tenha como ter tido acesso a estas informações do site de modo geral e dessa linha do tempo em específico.


Uma dica de ouro para qualquer livro da série do Mundo das Trevas:

Nunca acredite em tudo que lê.


Antes do LARP

1999 - A Fé e Cultos Cainitas começam a retornar como elemento forte na sociedade dos Membros, ganhando adeptos tanto entre os Anciões, Ancillae, Neófitos e até os Sangue-Frac. Primeira grande investida dos Legados Afogados contra o Cainitas da América do Sul, em especial o Sabá como seus mais importantes Cardeais, Prisci, Arcebispos e Bispos da Espada de Caim, mas também alguns anciões Independentes da Camarilla como Xavier de Cincáo, Anciões Tremere Conselheiro dos Sete da América do Sul e sua cria o Príncipe Tomás Marcello, entre vários outros. O Pontifex Ancião Tremere Saavedra encobre para os Cainitas Brasileiros o desaparecimento de seu superior na Pirâmide. Essa primeira investida se dá especialmente nas cidades menores no Brasil e do Continente Sul Americana, mas também em algumas poucas capitais. Já lugares muito visados por olhares internacionais como Buenos Aires, a Cidade Livre do Rio Noturno etc. não são diretamente afetadas.

2000 - A Anciã Ventrue Dana começa a atuar como Arconte Toreador em uma silenciosa intervenção na Cidade Livre do Rio Noturno negociando por debaixo dos panos com os Anciões Gratiano De Veronese, Mestre Afonso, Frei Diego, Malaquias, Don Martino, Kalixto, Cristiano, Sebastião, Téo, Menezes, Ignacia, Bernardo, Nascimento e Sara. Ela passa dois anos nessa tarefa abertamente usando uma coterie de Ghouls (Carniçais) para monopolizar influências. Ela conta também com a ajuda de seu mais antigo Carniçal, Percival, infiltrado no Rio desde o final do século retrasado.

2002 - Começam de fato Eventos da Gehenna citados nodo Diário da Jyhad de Beckett. Dana começa a atuar mais abertamente, distribuindo essas influências entre os Cainitas, desde os Anciões até os mais novos Neófitos. Gratiano aparentemente desaparece. 2004 - Dana se decreta Príncipe em um "Conclave regional". Kalixto e Sebastião entram em torpor. Ela desenvolve novas regras para a Práxis, mas não consegue eleger um Senescal. Ela passa 5 anos tentando, até desistir.

2006- Segunda grande investida dos Legados Afogados contra o Sabá na América do Sul, agora em algumas capitais como Buenos Aires. Sumiço da Príncipe de lá, assumindo o seu Senescal. Os sobreviventes partem em massa para as novas Cruzadas da Gehenna no Oriente Médio (futura Guerras da Gehenna), o Rio fica novamente de fora, ilhado á essa investida, mas muitos dos seus Sabá partem para as Cruzadas.

2008- O Almirante norte americano Poindexter assume o controle do Escritório de Sensibilização da Informação. Ele destaca uma série de iniciativas da DARPA destinadas a ajudar a expor e combater ameaças sobrenaturais. No final do ano a Agente Felicity Price da C.I.A. cria o projeto FIRSTLIGHT.

2009 – Terminam os acontecimentos do Diário de Beckett. Cópias clandestinas feitas pela Anátema Kemintiri da Listra Rubra começam a circular pela América do Norte, Europa e em alguns pontos da América do Sul. A Oitava Direção na Rússia junta-se ao que virá a ser chamado de Segunda Inquisição. Os membros incluem o Newburgh Group da Inglaterra, o BOES no Brasil (BOPE, e a Sociedade de São Leopoldo. O primeiro ataque formal da Segunda Inquisição é em Ciudad Juarez. Último ano que Dana tenta emplacar um Senescal, no Rio.

2011 - Reunião do Círculo Interno da Camarilla escolhe uma nova leva de Justicars, elevando Lucinde para Ventrue Justicar for Unlife (Justicar por toda a Não-vida). Os anciões da Camarilla começam secretamente a fornecer informações para as agências anti-terroristas sobre as propriedades e refúgios dos Sabá e Anarquistas na tentativa de desviar a atenção de seus próprios domínios. Ao mesmo tempo que a Segunda Inquisição constata uma facilidade de achar os Cainitas dessas duas Seitas, por sua menor forma de influenciar os humanos e manter sua discrição como a estrutura da Torre faz. A SchreckNet 2.0 é hackeada pela Segunda Inquisição (NSA);

2013 – A Segunda Inquisição começa então a atacar a Camarilla, em especial começa o ataque à cidade de Londres e Paris;

2016 – Grande ofensiva feita pela Segunda Inquisição pelo Mundo das Trevas. Mais de 1000 vampiros mortos em apenas 3 meses; A Príncipe Dana consegue esconder a Camarilla infiltrando seus carniçais nas lideranças dos Caçadores cariocas, trocando favores para que Frei Diego e Meneses influenciem a Segunda Inquisição a esconder a maioria dos Cainitas, entregando algumas últimas lideranças do Sabá e dos Anarquistas da Cidade.

2017 – O manifesto dos Anarquistas Deslaçados (Anarchs Unbound) é oficialmente proibido pela Camarilla e avisos terríveis são emitidos sobre os membros da seita que se misturam com o Red Question. Queda da Capela de Viena, destruída pela Segunda Inquisição; a Iniciativa de Dana é descoberta pela Segunda Inquisição, ao mesmo tempo que Dana descobre sobre a existência dos Legados Afogados pelo nome "Conspiração Kamakogari".


Livro I: O começo da Crônica

2018 – (Ato I e entreato I): Sumiço da Príncipe Dana. O Conselho da Rosa Sombria decreta um Senescal, o Conselheiro Cristiano e decretam estado de guerra na cidade, dando a Meneses o Status de Marechal. O Ancião Tremere Regente Álvaro expõe para a Cainitas presentes sua teoria sobre a Conspiração Kamakogari. Pelos Estados Unidos a Tremere Carna espalha a notícias sobre o que ela aprendeu com O Livro da Guerra da Tumba para seus seguidores. Lorde Mistara deserta a Pirâmide Tremere e se torna Casa Carna. Anarquistas aproveitam a oportunidade para conquistar vários domínios fracos da Camarilla.

2018 – (Entreato I): Diablerie de Nascimento; Sebastião e Kalixto acordam. Finalmente a investida dos Afogados sobre a Cidade Livre. Novos sumiços de cainitas. Incêndios no Rio promovidos pela Segunda Inquisição afetam os Membros cirurgicamente, enquanto que diversas outras frentes (especialmente os Afogados) promovem outros incêndios caóticos. Queda também de muitos NPCs sobrenaturais não-vampiros da cidade pelos Caçadores, entre Magos, Licantropos etc.

2018 – (Ato II): Golpe definitivo do ataque a Londres com a destruição de sua Principe Lady Anne. Sumiço de alguns personagens da Cidade Livre como o Arauto Saramago. Conselho da Rosa Sombria aceita Rolf como Conselheiro no lugar de Nascimento e promove Dennys à Xerife. A Elisia do Réquiem para Nascimento na Catedral Metropolitana da Cidade Livre termina em um total desastre.

2019 - (Entreato II) – Investigação sobre o sumiço de Dana começa. Conclave de Galway - Édito do Círculo interno da Camarilla para marcar todos os vampiros de Sangue-Fraco com uma tatuagem em forma de uma lua crescente; A Fé entre os Cainitas, fenômeno que já havia aparecido com força desde 1999, começa a retornar como elemento fundamental na sociedade dos Membros e a gradualmente a ser incorporada na Camarilla; Um vazamentos de vídeo para sites de vampiros mostrando um Membro do grupo virtual Red Question envenenando um rival Tremere em 2008. É o último ato altamente divulgado do Red Question. Os incêndios no Rio continuam agora cada vez mais cirurgicos.

2019 (Ato III) – Baile de Máscaras do Rio pela primeira vez em quase 2 séculos sem a organização formal de Dominique. Mestre Afonso anuncia que irá se retirar do Novo Principado. Preocupado com os caminhos da Cidade Livre, o Principado de Brasília envia a Harpia Octavius para ficar de olho na Corte. As Notícias do Conclave de Galway convocado para tratar dos últimos incidentes com os anarquistas. The Beckoning (A Demanda) começa a afetar alguns dos anciões dos jogadores. Rumores afirmam que Mestre Afonso teria recebido a visita de seu próprio Sire (Senhor) esta noite.


Livro II: A Evolução da Crônica

2019 - (Entreato III) A investida do Marechal Meneses e uma coterie de guerra na Pedra da Gávea, território dito como da Conspiração Kamakogari é também um desastre. O Pioneiro Gangrel Boaventura e o Regente Tremere Álvaro são destruídos no processo. O Conselho da Rosa Sombria da Cidade Livre dão um golpe na práxis de Dana. Mestre Afonso promove uma provação Symbel pelo Domínio do Rio e Don Guido vence a provação. Algumas noites seguintes o Conselho se reúne novamente e Don Guido afirma seu poder. Dennys deixa de ser Xerife e se declara anarquista. Don Guido remove Muller do Conselho, adiciona Isabelle dos Ventrue e Decreta Caçada de Sangue a Frei Diego.

2019 (Prelúdio do Ato IV) - Os Cainitas finalmente passam a entender o que é a Segunda Inquisição e chamá-la por esse nome. Ataque virtual da Segunda Inquisição comprometendo a SchreckNET 2.0 de vez. Os Membros do Rio passam a perceber que um dos maiores grupos de Caçadores é seu vizinho: O BOPE, por anos manipulado por Meneses por ordem de Dana agora tem um novo Comandante que parece ter entendido a situação. "O Borrão", um ser em hiper velocidade, é visto duas vezes pela mídia mortal. Rumores que Dennys seria o responsável pela Quebra de Máscara.

2019 (Ato IV): Primeira Corte de Don Guido e Aniversário de Donna Giulia. O Algoz Marcos Silva perde seu cargo. Dennys é acusado pelo Príncipe de ser "O Borrão" e Quebrar a Máscara. Meneses pede Lextalionis contra Dennys, que é punido com um Laço de Sangue com sua irmã de Clã, a Anciã Ártemis.

2019 (Entreato IV): 3 Éditos do Círculo Interno da Camarilla: The Wipe (A Inutilização) da SchreckNET 2.0; Proibição de qualquer forma de comunicação entre Cainitas eletro-eletrônica, especialmente online, com possibilidade de Caçada de Sangue por Quebra de Máscara para o transgressor. A terceira, a convocação de duas Convenções mundiais de Membros, uma em Chicago e outra em Praga, para discutir os problemas do Mundo das Trevas. As palavras do Conclave de Galway e os decretos do Círculo Interno são demais para os Anarquistas, já revoltados com as acusações de atrair a Segunda Inquisição aos Cainitas. O Movimento abre revolta novamente contra a Camarilla. O Clã Brujah entra em crise. O Mundo das Trevas termina de virar de cabeça pra baixo. Rumores de que o Último Ravnos estaria no Rio.

2019 - (Ato V) - The Beckoning (A Demanda) passa finalmente a afetar os Sétima e Oitava Geração. Don Guido decreta guerra contra os Anarquistas do Rio. A Cidade Noturna se torna Cidade Desgraçada e fica firmada uma Intervenção formal pela Justicar Malkaviana Juliet Parr. O Ancião Tremere De Buenos Aires Ricardo Lucero consegue reorganizar a Camarilla da capital Argentina como seu Governador (em vez de se chamar de Príncipe).

2019 - (Entreato V) Enquanto a Cidade Livre segue sob Desgraça, Convenção de Chicago, o começo da mudança da Camarilla, termos da Intervenção no Rio são fundados. Don Guido viaja para Chicago, deixando seu novo Senescal Delfim em plena diplomacia com os anarquistas que pedem proteção do Elísio.

2020 - (Prelúdio Ato VI) Convenção de Praga culmina com a morte de Hardestadt (dentre outros) e a saída dos Brujah da Camarilla. Começa a Guerra das Seitas entre os Anarquistas e a Camarilla. Nova comoção em Buenos Aires com a partida do Senescal da cidade atendendo A Demanda. Lucero, o Novo Governador de Buenos Aires assume ser na verdade um Kalku dos Afogados, fato que foi visto com pouca surpresa pelos Membros da capital Argentina.

2020 (Ato VI) Elísia no elísio temporário dos jardins do Instituto Pinel dos Malkavianos. Os Brujah da cidade se declaram leais a Camarilla e a facção Helenista do Clã. A Camarilla Carioca estende sua proteção aos Ghouls dos Cainitas desaparecidos. Um Afogado de nome Tijuco se passando pelo Último Ravnos é capturado por Cristiano e é destruído pelo Arconte Interventor Hassam. Dennys novamente foge em Celeridade se decretando Anarquista, onde uma coterie parte em sua captura.

2020 (Entreato VI parte 1) Dennys é decretado Abandonado e é destruído. O Ancião Gangrel Calamare é inquirido pelo Príncipe por acusações de não ser quem disse ser. Uma nova liderança entre os Anarquistas cariocas parece surgir. A Cidade Livre segue sobre Intervenção, durante a Guerra das Seitas.



Referências por ordem de importância:

VTM: V5 Camarilla

VVA: Vampire Victorian Age Companion

VTM: V20 Beckett’s Jyhad Diary

VTM: V3 Encyclopaedia Vampirica

WOD: V2 A World of Darkness Second Edition

VTM: V3 Guide to the Anarchs

VTM: V5 Corebook

VTM: V5 Chicago by Night

VTM: V5 Anarchs

VTM: V5 Fall of London

VTM: V5 Cults of the Blood Gods (pre-material)

VTM: V3 Children of the Night

VTM: V3 Nights of Prophecy

VTM: V3 Time of Thin Blood

VTM: V3 Clan Novel Trilogy Lasombra 2: Shadows

VTDA: Iberia by Night

VTDA: V1 Jerusalem by Night

VTM: V3 Assamite Clanbook Revised

VTM: V3 Tzimisce Clanbook Revised

VTM: V3 Ravnos Clanbook Revised

VTM: V3 Tremere Clanbook Revised

VTM: V2 Prince's Primer

WTA: Rage Across the Amazon

WTA: Book of the Wyrm Second Edition Bullet

MTR: Mummy Players Guide

MTAs: Guide to the Traditions

MTAs: Tradition Book: Akashic Brotherhood

TAs: Convention Book: N.W.O

MTAs: Tradition Book: Verbena

MTAs: Tradition Book: Hollow Ones

MTAs: The Book of Madness Revised

MTAs: Convention Book: N.W.O.

MTAs: Convention Book: N.W.O. KOTE: Shadow War (book)

MTR: Mummy Players Guide

DTF: Houses of the Fallen

DTF: Demon: The Fallen Rulebook


204 visualizações

© 2018 por Rio V5 LARP.  URL: www.riov5larp.com  |  E-mail: riov5larp@gmail.com  |

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco