Adendo sobre Elísio e Novo Elísio do Novíssimo Principado

Atualizado: 18 de Set de 2020

Este é um adendo a publicação original sobre Elísio, ele portanto não o substitui, apenas acrescenta informações. https://www.riov5larp.com/post/regras-elisio

O texto a seguir é uma tradução do adendo do MET Vol 2 Issue I que segue após a regra de Stock Location (que será resumida numa próxima publicação). E novamente, serve de complemento ao original acima. Qualquer dúvida, volte ao texto original e apenas depois de reler siga em frente.

Regras de Localização de Elísio

Nem sempre qualquer edifício antigo é digno de ser designado como Elísio. Para um lugar ser considerado digno, deve ter algo de especial. Muitas vezes, o Elísio é um local de tamanha importância ou beleza que o Príncipe deseje colocá-lo sob sua proteção. Da mesma forma, oficiais da cidade escolhem frequentemente locais de importância histórica, cultural ou local. Vampiros desaprovam a seleção de locais apenas como fortificações; esses lugares são vistos como um sinal de um Príncipe fraco e paranoico, cujo poder é insuficiente para proteger qualquer lugar de valor real.


As características de cada Elísio são únicas, governadas pelo peso da tradição local e das cortesias do Príncipe.


Ao criar um Elísio, os Narradores devem usar as regras de Stock Location (MET Vol II Issue 1) de locais para determinar suas qualidades mundanas. A partir daí, o Narrador deve discutir com sua trupe que tipo de Elísio eles desejam criar. Com essa informação, o Narrador pode determinar as qualidades do Elísio mais adequadas.


Seleção do Elísio

É prerrogativa do Príncipe selecionar o local para hospedar a reunião de um domínio: uma ferramenta sutil no seu arsenal. Antes de qualquer reunião da corte, ele informa sua escolha para o Guardião do Elísio, dando-lhe tempo suficiente para preparar o local com antecedência. No entanto, os Príncipes caprichosos ou indecisos podem desatentos, deixando o Guardião com problemas para se preparar.


Decidir o momento e a localização dos encontros de um domínio oferecem várias vantagens. Um Príncipe pode escolher reunir a corte no local de uma vitória anterior, sutilmente lembrando seus cidadãos de suas proezas. Se o domínio tiver problemas com a Máscara, o Príncipe poderá selecionar um local isolado; ou se a violência no Elísio tiver sido um problema, ele pode escolher um local onde a violência é desencorajada. Se ele estiver preocupado com a possibilidade de um ataque externo, um local especialmente fortificado pode ser o ideal. A maioria dos governantes, no entanto, escolhem um local conhecido por sua arte e estética; realizar uma reunião live de interrupções em um local privilegiado é uma demonstração tácita do poder do Príncipe. Afinal, se um Príncipe pode manter o controle e garantir a segurança de um local particularmente impressionante, certamente é um governante de grande habilidade e influência.


Leis do Elísio

A principal diretriz que todas as Elísia seguem é simples: a violência não é permitida em solo sagrado. As cortesias de um domínio definem exatamente quais ações são considerados uma violação do Elísio e quais não são. Por causa dessa tradição, os Guardiões do Elísio geralmente trabalham com as Harpias para garantir que todos os Membros conheçam as regras específicas do domínio em relação ao Elísio.


Proibições comuns do Elísio

Todo Elísio é diferente e, portanto, suas proibições são diferentes. Ignorância nunca é uma desculpa. Espera-se que os visitantes aprendam as proibições relativas ao Elísio antes de entrarem. O ofensor desavisado que se cuide.


Aqui estão as proibições comuns usadas na maioria, mas não em todos, Elísio:

  • O Elísio e seu conteúdo são sacrossantos e não serão danificados. Ninguém pode destruir arte localizada no Elísio. A definição de “arte” foi expandida para incluir o artista de vez em quando, fazendo dos vampiros do Clã Toreador alguns dos maiores defensores do Elísio.

  • A palavra do Guardião é lei e ele pode tradicionalmente punir ou até mesmo executar qualquer um que viole o Elísio sem entrar em conflito com as Tradições.

  • Elísio é considerado um terreno neutro e santificado: separado de seita ou de política. Qualquer vampiro é bem-vindo, independentemente de sua seita ou posição política.

  • Violência de qualquer tipo é estritamente proibida nos territórios de Elísio. Em algumas cidades, as cortesias estendem essa proteção para incluir a passagem de ida e volta para o Elísio.

  • Nenhum poder sobrenatural pode ser usado nas terras de Elísio. Esta regra inclui o uso de disciplinas, mesmo as mais discretas como Dominação ou Presença (Dominate or Presence, em outros convidados. Note-se que os Nosferatu estão frequentemente isentos desta regra, permitindo-lhes usar Ofuscação (Obfuscate) para disfarçar as suas verdadeiras aparências. Mesmo quando não há perigo para a Máscara, eles são encorajados a continuar usando Ofuscação para evitar incomodar os outros convidados.

  • Nenhuma arma pode ser trazida para o terreno do Elísio.

  • Ninguém pode tentar inflamar a Besta de si ou de outro enquanto estiver em um Elísio.

  • Se um vampiro trouxer um convidado não-vampírico (ou um que não tenha sido reconhecido) para o Elísio, ele é responsável pelo comportamento desse convidado.

  • As presenças das Bestas-da-Lua ou Lupinos (lobisomens), dos Selvagens ou Quiméricos (fadas), ou aqueles que beberam o sangue de um coração (diableristas) são proibidas.

  • Toda a caça é proibida na área em torno de um Elísio.


Elísio e sua crônica
Os jogadores e o Narrador devem discutir cuidadosamente que tipo de crônica querem ao projetar seu Elísio e as proibições locais relacionadas a ele. Enquanto alguns jogadores podem pensar que realizar uma sessão de jogo no Elísio carece de desafio, é politicamente mais perigoso para os não iniciados e aqueles incapazes de manter o controle de si mesmos, já outros jogadores expansivos podem achar essas restrições chatas e perigosas. Estes qualidades do Elísio são projetadas para permitir vários estilos de reprodução. Narradores não devem ter medo de desafiar jogadores que desejam violar o Elísio, proibindo ações se o Narrador acredita que estas ações não são boas para a crônica. Mesmo que um narrador permita uma personagem viole o Elísio, o jogador deve estar preparado para as mais duras consequências.

Proibições Incomuns em Elísio

Alguns domínios têm cortesias locais excêntricas que se traduziram em proibições incomuns do Elísio:

  • Clã Toreador é proibido de usar a cor amarela. (Essa proibição de Boston remonta a 200 anos, o resultado de uma luta selvagem pela Práxis.)

  • Nenhum Carniçal (Ghouls) ou Lacaio (Retainer) podem ser trazidos para o Elísio. (Esta proibição de Nova York remonta a uma incursão do Sabá quando vários Lasombra possuíam corpos mortais para coletar informações.)

Proibições no Elísio
Algumas cidades modernas derrubaram algumas das proibições arcaicas, como a proibição contra as fadas, as quais os Tremere geralmente protestam. O Elísio da cidade independente de Vancouver na Colúmbia Britânica convida expressamente os Lupinos a participar, desde que essas criaturas evitem violência e abstenham-se de usarem seus poderes.