Adendo sobre Elísio e Novo Elísio do Novíssimo Principado

Este é um adendo a publicação original sobre Elísio, ele portanto não o substitui, apenas acrescenta informações. https://www.riov5larp.com/post/regras-elisio

O texto a seguir é uma tradução do adendo do MET Vol 2 Issue I que segue após a regra de Stock Location (que será resumida numa próxima publicação). E novamente, serve de complemento ao original acima. Qualquer dúvida, volte ao texto original e apenas depois de reler siga em frente.

Regras de Localização de Elísio

Nem sempre qualquer edifício antigo é digno de ser designado como Elísio. Para um lugar ser considerado digno, deve ter algo de especial. Muitas vezes, o Elísio é um local de tamanha importância ou beleza que o Príncipe deseje colocá-lo sob sua proteção. Da mesma forma, oficiais da cidade escolhem frequentemente locais de importância histórica, cultural ou local. Vampiros desaprovam a seleção de locais apenas como fortificações; esses lugares são vistos como um sinal de um Príncipe fraco e paranoico, cujo poder é insuficiente para proteger qualquer lugar de valor real.


As características de cada Elísio são únicas, governadas pelo peso da tradição local e das cortesias do Príncipe.


Ao criar um Elísio, os Narradores devem usar as regras de Stock Location (MET Vol II Issue 1) de locais para determinar suas qualidades mundanas. A partir daí, o Narrador deve discutir com sua trupe que tipo de Elísio eles desejam criar. Com essa informação, o Narrador pode determinar as qualidades do Elísio mais adequadas.


Seleção do Elísio

É prerrogativa do Príncipe selecionar o local para hospedar a reunião de um domínio: uma ferramenta sutil no seu arsenal. Antes de qualquer reunião da corte, ele informa sua escolha para o Guardião do Elísio, dando-lhe tempo suficiente para preparar o local com antecedência. No entanto, os Príncipes caprichosos ou indecisos podem desatentos, deixando o Guardião com problemas para se preparar.


Decidir o momento e a localização dos encontros de um domínio oferecem várias vantagens. Um Príncipe pode escolher reunir a corte no local de uma vitória anterior, sutilmente lembrando seus cidadãos de suas proezas. Se o domínio tiver problemas com a Máscara, o Príncipe poderá selecionar um local isolado; ou se a violência no Elísio tiver sido um problema, ele pode escolher um local onde a violência é desencorajada. Se ele estiver preocupado com a possibilidade de um ataque externo, um local especialmente fortificado pode ser o ideal. A maioria dos governantes, no entanto, escolhem um local conhecido por sua arte e estética; realizar uma reunião live de interrupções em um local privilegiado é uma demonstração tácita do poder do Príncipe. Afinal, se um Príncipe pode manter o controle e garantir a segurança de um local particularmente impressionante, certamente é um governante de grande habilidade e influência.


Leis do Elísio

A principal diretriz que todas as Elísia seguem é simples: a violência não é permitida em solo sagrado. As cortesias de um domínio definem exatamente quais ações são considerados uma violação do Elísio e quais não são. Por causa dessa tradição, os Guardiões do Elísio geralmente trabalham com as Harpias para garantir que todos os Membros conheçam as regras específicas do domínio em relação ao Elísio.


Proibições comuns do Elísio

Todo Elísio é diferente e, portanto, suas proibições são diferentes. Ignorância nunca é uma desculpa. Espera-se que os visitantes aprendam as proibições relativas ao Elísio antes de entrarem. O ofensor desavisado que se cuide.


Aqui estão as proibições comuns usadas na maioria, mas não em todos, Elísio:

  • O Elísio e seu conteúdo são sacrossantos e não serão danificados. Ninguém pode destruir arte localizada no Elísio. A definição de “arte” foi expandida para incluir o artista de vez em quando, fazendo dos vampiros do Clã Toreador alguns dos maiores defensores do Elísio.

  • A palavra do Guardião é lei e ele pode tradicionalmente punir ou até mesmo executar qualquer um que viole o Elísio sem entrar em conflito com as Tradições.

  • Elísio é considerado um terreno neutro e santificado: separado de seita ou de política. Qualquer vampiro é bem-vindo, independentemente de sua seita ou posição política.

  • Violência de qualquer tipo é estritamente proibida nos territórios de Elísio. Em algumas cidades, as cortesias estendem essa proteção para incluir a passagem de ida e volta para o Elísio.

  • Nenhum poder sobrenatural pode ser usado nas terras de Elísio. Esta regra inclui o uso de disciplinas, mesmo as mais discretas como Dominação ou Presença (Dominate or Presence, em outros convidados. Note-se que os Nosferatu estão frequentemente isentos desta regra, permitindo-lhes usar Ofuscação (Obfuscate) para disfarçar as suas verdadeiras aparências. Mesmo quando não há perigo para a Máscara, eles são encorajados a continuar usando Ofuscação para evitar incomodar os outros convidados.

  • Nenhuma arma pode ser trazida para o terreno do Elísio.

  • Ninguém pode tentar inflamar a Besta de si ou de outro enquanto estiver em um Elísio.

  • Se um vampiro trouxer um convidado não-vampírico (ou um que não tenha sido reconhecido) para o Elísio, ele é responsável pelo comportamento desse convidado.

  • As presenças das Bestas-da-Lua ou Lupinos (lobisomens), dos Selvagens ou Quiméricos (fadas), ou aqueles que beberam o sangue de um coração (diableristas) são proibidas.

  • Toda a caça é proibida na área em torno de um Elísio.


Elísio e sua crônica
Os jogadores e o Narrador devem discutir cuidadosamente que tipo de crônica querem ao projetar seu Elísio e as proibições locais relacionadas a ele. Enquanto alguns jogadores podem pensar que realizar uma sessão de jogo no Elísio carece de desafio, é politicamente mais perigoso para os não iniciados e aqueles incapazes de manter o controle de si mesmos, já outros jogadores expansivos podem achar essas restrições chatas e perigosas. Estes qualidades do Elísio são projetadas para permitir vários estilos de reprodução. Narradores não devem ter medo de desafiar jogadores que desejam violar o Elísio, proibindo ações se o Narrador acredita que estas ações não são boas para a crônica. Mesmo que um narrador permita uma personagem viole o Elísio, o jogador deve estar preparado para as mais duras consequências.

Proibições Incomuns em Elísio

Alguns domínios têm cortesias locais excêntricas que se traduziram em proibições incomuns do Elísio:

  • Clã Toreador é proibido de usar a cor amarela. (Essa proibição de Boston remonta a 200 anos, o resultado de uma luta selvagem pela Práxis.)

  • Nenhum Carniçal (Ghouls) ou Lacaio (Retainer) podem ser trazidos para o Elísio. (Esta proibição de Nova York remonta a uma incursão do Sabá quando vários Lasombra possuíam corpos mortais para coletar informações.)

Proibições no Elísio
Algumas cidades modernas derrubaram algumas das proibições arcaicas, como a proibição contra as fadas, as quais os Tremere geralmente protestam. O Elísio da cidade independente de Vancouver na Colúmbia Britânica convida expressamente os Lupinos a participar, desde que essas criaturas evitem violência e abstenham-se de usarem seus poderes.

Benefícios de um Elísio de longa data

Quanto mais tempo um Elísio permanece sem violação, mais qualidades ele adquire, como seguintes:

  • Todos os Elísios começam com uma qualidade de Elísio quando o Príncipe declara o local um Elísio.

  • Se um Elísio sobreviver a uma década não violada, ganha uma segunda qualidade de Elísio.

  • A partir daí, a cada cem anos o Elísio permanece inviolado, ganha uma qualidade Elísio adicional.

O Príncipe e o Guardião do Elísio tradicionalmente lançam uma grande festa de gala, marcando cada marco de um Elísio. Muitas cidades até têm cortesias locais sobre a busca de perdão por crimes passados ​​acontecendo durante tais eventos. Esta é uma das raras vezes em que um Príncipe pode remover o status negativo de Caçado (Bloodhunted) sem penalidade.


Qualidades do Elísio

Essas qualidades representam subsistemas específicos, destinados a representar milhares de anos de doutrinação e fé na ideia de Elísio. Enquanto os efeitos podem parecer mágicos, os vampiros simplesmente aceitam essas qualidades como um fato de suas existências.

  • Arena: Esta qualidade é um pouco nova, aparecendo no século XX. Algumas harpias ainda a consideram escandalosa e alguns Anciãos de mentalidade tradicional não visitam o chamado Elísio com essa qualidade. Este Elísio têm uma área especial dedicada ao esporte ou ao combate, onde criaturas sobrenaturais participam de competições marciais. Quando e como o Príncipe permite que tais competições ocorram está sujeito às cortesias. Esta qualidade não pode ser selecionada em conjunto com as qualidades do Elísio: Solo Intimidador ou Traditional.

  • Alimentação fácil: este local está localizado próximo a aglomerações da cidade. A alimentação pode ser realizada através de uma dificuldade 1 Simple Quest com não mais do que cinco minutos gastos fora do jogo. Os personagens que se beneficiam dessa qualidade devem tomar cuidado para não entrar em conflito com cortesias que proíbem a alimentação perto de Elísio.

  • Terreno Sagrado: Este Elísio têm algum tipo de aura espiritual. Qualquer um que voluntariamente viole este solo sacrossanto automaticamente perde um traço de Moralidade. Essas localidades não são frequentemente escolhas primárias para Elísio; no entanto, um Príncipe pode selecionar esse local para forçar uma desestabilização do conflito entre seus cidadãos. Esta qualidade provoca o Defeito Repelido pela Religião. (Flaw: Repelled by Religion)

  • Solo intimidador: Este Elísio é tão intimidador que personagens que desejam tomar uma ação que violaria Elísio devem gastar um ponto de Força de Vontade para isso. Esta qualidade não pode ser selecionada em conjunto com as qualidades do Elísio: Arena ou Tradicional.

  • Old Boy's Club: está localização está deliberadamente situada perto da sociedade de elite dos mortais; pode ser um salão maçônico ou um museu reverenciado. Desde que a noite inteira passe sem um incidente de Máscara, todos os participantes recebem 1 ponto de bônus de Fama por um mês ou dois jogos, o que for mais longo.

  • Em Quarentena: esse local foi protegido e totalmente testado para garantir isolamento rigoroso de qualquer tipo de monitoramento externo. Violar a Máscara é quase impossível nestes Elísio.

  • Suavizante: esta localização acalma a besta. Uma vez por sessão de jogo neste local, gastando 10 minutos em um estado de relativa paz, como refletir sobre uma obra de arte ou envolver-se em conversas tranquilas, qualquer personagem pode remover um único traço da Besta. Além disso, visitas repetidas a esse local podem justificar a aquisição de traços de Moralidade.

  • Seletivo: algo sobre este lugar, como proteções sobrenaturais, fenômenos mágicos,ou outras defesas, repele um tipo de criatura sobrenatural. Ou é definitivamente impossível ou perigosamente proibitivo para essas criaturas para entrar. O Narrador determina a mecânica para essa qualidade, como Banalidade insidiosa para Changelings ou Perda de Gnose devido a prata para Metamorfos.

  • Tradicional: este Elísio é conhecido pela Camarilla como um bastião de valores tradicionais. Esta localização é considerada um importante lugar para ser visto. Todos os vampiros que atendem a uma reunião aqui ganham o traço de status temporário Cortês (fleeting status trait Courteous) uma vez por três sessões de jogo (Atos). Esta qualidade não pode ser selecionada em conjunto com as qualidades do Elísio: Arena ou Terreno Intimidador.

  • Aceitação universal: o Elísio é localizado em terrenos que são de tanto significado histórico que todas as Seitas de vampiros tratam isso com igual respeito. Violação de um Elisio com Aceitação universal resulta sempre na carácter ofensivo recebendo o negativo traço de status Desgraçado (negative status trait Disgraced )do oficiais de sua própria seita.


Elísios do Rio (Passado e Presente)

No Rio diversos espaços já foram decretados Elísios mas poucos se mantiveram, alguns com influências de certos clãs, apesar de tudo ser hegemonicamente reestruturado como do Novo Principado de Dana do Clã dos Reis e sobre a responsabilidade da Zeladora Dominique. Atualmente o Rio conta com as seguintes locações:


Camarilla:

  • Theatro Municipal (Restaurante Assírio): Tradicional, Aceitação Universal Alimentação Fácil (Lasombra/ Toreador)

  • Forte São José: Solo Intimidador, Em quarentena, Suavizante (Lasombra/Toreador), Seletivo: Metamorfos e Seletivo: Fadas

  • Pão de Açúcar: Tradicional, Aceitação Universal, Suavizante (Malkaviano)

  • "Castle of Vibe" (Baile de Máscaras): Alimentação fácil, Suavizante (Toreador)

  • Estação de Marechal Hermes: Tradicional, Alimentação Fácil (Toreador)

  • Forte Copacabana : Solo Intimidador, Seletivo: Fadas (em 2020 ganhará Em Quarentena) (Lasombra)

  • Arena do Carcará: Arena (Toreador)

  • Yatch Club: Old Boy's Club, Seletivo: Fantasmas (Lasombra)

  • Cristo Redentor: Solo Sagrado, Solo Intimidador. (Lasombra)

  • MAM: Tradicional, Suavizante. (Toreador)

  • Armazém Utopia: Alimentação fácil (Toreador)

  • Catedral de São Sebastião (Desativado?): Solo Sagrado, Suavizante (Lasombra)

  • Cobertura da Lagoa (Desativado?): Seletivo: Disciplinas (Ventrue/Tremere)

Independentes:

Observação: Alguns locais dos Clãs Independentes possuem qualidades únicas para seus Elíseos (Spazio Creativo: MET Vol II Issue 1 Pag. 137), que serão abordadas em uma próxima publicação).

  • Ilha das Cobras (Clã da Fé: Members Only, Arcane Resonance, Grand Library Alimentação Fácil)

  • Museu da República (Antigo Palácio do Catete) ( Clã da Morte: Members Only, Arcane Resonance, Fading Shroud)

  • Lista de Elísios do Passado recente e distante:

  • Candelária

  • Biblioteca Nacional

  • Museu de Belas Artes

  • Loja Maçônica Centro

  • Rio Senarium

  • Centro Cultural da Justiça

  • Cine Odeon

  • Leopoldina

  • Cristo Redentor

  • Clube Militar

  • Copacabana Palace

  • Rio Centro

  • Pão de Açúcar

  • Fortaleza de São João

  • Estação de Marechal Hermes

  • Paço Imperial

  • Praça Paris

  • Clube do Marimbás

  • Sheraton

  • Hilton (Antigo Meridien)

  • Museu Histórico Nacional

  • Country Club

  • Clube dos Macacos

  • Museu da República

  • Grajaú Tênis Club

  • Sesc Tijuca

  • Sesc Madureira

  • Prédio do Jardim Botânico

  • Prédio do Parque Lage

  • Instituto Oswaldo Cruz

  • Ilha de Villegagnon

  • Ilha Fiscal

  • Circo Voador

  • Fundição

  • Marizum

  • Baronete

  • Country Club

  • Democráticos

  • Teatro Odisséia

  • Club Six

  • Fábrica Hering

  • Teatro Cesgranrio (Antigo Le Buffet)

  • Imperator

  • Vivo Rio


Novo Elisio do Novíssimo Principado da Cidade Livre

O Novíssimo Príncipe Don Guido da Pura Linhagem Ventrue de Tínia instituiu um novo Elísio nos territórios do Clã dos Reis sob os auspícios da Cortesã (Novo nome para o cargo Zeladora do Elísio) Isabelle . O Local descrito abaixo proposto contaria com a qualidade de Elísio: Alimentação Fácil por conta da proximidade do Parque Olímpico e Jeunesse Arena. As cortesias locais serão ditadas pelo Arauto (Chefe das Harpias) Delfim na Abertura do Elísio. Os Clã dos Feiticeiros, O Clã da Morte e o Clã dos Magistrados foram requisitados para criarem proteções espirituais no Local e o Clã dos Reis moverá a ação de Influência genérica Nível 5 - "Área VIP" (No Crash Parties) para proteger contra eventuais problemas com a Máscara (Apesar dos Ventrue terem encontrado um Bloqueio para realizarem a ação no começo da noite…) https://www.riov5larp.com/post/acoes-de-influencia


"Nível 5 – Área VIP (No Party Crashers)

É uma festa privada. Muito exclusiva. A menos que você esteja na lista de convidados, você simplesmente não consegue entrar. A alta sociedade leva a segurança muito a sério, especialmente no tocante a coisas que ela prefere que continuem secretas. Os seguranças não farão perguntas, e os paparazzi não aparecerão.


Gastando uma ação de influência, você consegue fazer a segurança de uma área do tamanho de uma mansão ou de um pequeno prédio de escritórios. Por um período de 24 horas, você controla todos os protocolos de segurança, a totalidade (ou falta) de resposta policial naquela área, e acesso geral dentro de um raio de meia milha (+/- 800m) do local. Helicópteros não podem sobrevoar a área, nem pessoas desconhecidas podem passar sem o uso de poderes sobrenaturais – como Ofuscação (Obfuscate). Com sua autorização, o local pode se transformar em algo quase completamente seguro para a Máscara e protegido contra incursões hostis. Além disso, qualquer um usando influência para causar problemas na área, deve superar um bloqueio nível 5.


Sobre o Novo Elísio:

Atenção, esse espaço existe no mundo real, apenas sua representação no Mundo das Trevas será a referência. Isso é uma obra de ficção, não temos qualquer vinculação com este ou qualquer outro espaço real citado na obra.

A Ribalta Espaço Multieventos: A Ribalta conta com infraestrutura de ponta, sistema de monitoramento por câmeras internas e externas, acessibilidade para portadores de necessidades especiais, local para embarque e desembarque de convidados, portão de carga com fácil acesso para locomoção de equipamentos e muito mais. A casa ainda possui o conforto de contar com um hotel próprio com conceito inovador de autonomia, que permite oferecer mais comodidade para os produtores, artistas e visitantes do espaço.

Endereço: AV. DAS AMÉRICAS, 9650 - BARRA DA TIJUCA


Especificações Técnicas:


Características

  • Salão com 3.000 m de área útil;

  • Pé direito de 6,60 m²;

  • Palco com 300 m²;

  • Ar-condicionado com potência instalada de 350 TR distribuídos para plateia, circulação, palco, camarins e área de apoio;

  • 03 camarins com banheiros exclusivos;

  • Salão de reuniões com 150 m², localizada no andar superior;

  • Gerador de 370 kva conectado diretamente ao sistema elétrico;

  • Cozinha totalmente equipada com 300 m².

  • Estacionamento para 600 carros;

  • Local para embarque e desembarque de convidados na porta do Espaço Multieventos;

  • Acessibilidade para portadores de necessidades especiais;

  • Portão de carga com fácil acesso para entrada e saída de equipamentos, mobiliário e demais materiais.

Segurança

  • Sistema de monitoramento com câmeras internas e externas;

  • Iluminação autônoma de emergência;

  • Dupla alimentação da Light, com transferência automática;

  • Sistema de prevenção de incêndio e pânico;

  • Portas de emergência equipadas com abertura antipânico em toda a sua extensão e saída diretamente para a rua;

  • Sistema de sprinklers com bombas autônomas;

  • Sistema de hidrantes;

  • Extintores de H2O, CO2, PQS (pó químico).


94 visualizações

© 2018 por Rio V5 LARP.  URL: www.riov5larp.com  |  E-mail: riov5larp@gmail.com  |

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco