A Arena de Meneses

Qualidade de Elísio:

Arena: Esta qualidade é um pouco nova, aparecendo no século XX. Algumas harpias ainda a consideram escandalosa e alguns Anciãos de mentalidade tradicional não visitam o chamado Elísio com essa qualidade. Este Elísio têm uma área especial dedicada ao esporte ou ao combate, onde criaturas sobrenaturais participam de competições marciais. Quando e como o Príncipe permite que tais competições ocorram está sujeito às cortesias....(https://www.riov5larp.com/post/adendo-elisio)


Um dos vários acordos insólitos que a Ex-Príncipe Dana fez com o Conselheiro Ancião Toreador General Meneses foi transformar sua Arena de Lutas de humanos, carniçais e eventuais Cainitas em um Elísio. O Toreador nunca conseguiu estrear de fato a Arena em uma Elísia, mas ela existe desde o começo do Novo Principado. Antes, muito por conta de discordâncias com a então líder da Guilda do Clã da Rosa Dominique e o Conselheiro Ex-Príncipe Mestre Afonso, que chegavam a ridicularizar a proposta, enquanto a Conselheira Ex-Bispo Sabbat Ignácia não se opunha a ideia, mas também não entrava em conflito com seus colegas de guilda por isso. Agora, em vista de estar praticamente sozinho como único Ancião de fato em seu Clã, e pelo apelo ao momento dramático que vivem com a intensificação da Segunda Inquisição sobre a cidade, Meneses conseguiu finalmente que sua Arena seja o espetáculo do Carnaval do Novíssimo Principado da Cidade Livre.

Uma parede aparentemente normal nos esgotos, devidamente pressionada, abre uma pequena brecha que, vista do ângulo errado, nem é percebida. Ela indica um desnível quase que naturalmente esculpido, que desce nas sombras.

Após alguns passos na escuridão, uma luz bem fraca é percebida. Ao se aproximar é possível perceber que estas luzes são feitas de LED e estão ligadas à baterias estrategicamente dispostas. Após um minuto de caminhada as luzes aumentam lentamente sua intensidade, até que desaparecem em um pequeno portal nivelado na rocha.


Ao seguir, no corredor, é possível ver um grande saguão de 1600 m2 decorado em pedras, com um grande vão circular no centro. Este vão, chamado de Arena de Meneses, tem 6 metros de profundidade e 20 metros de diâmetro. Em suas paredes descansam vários tipos de armas antigas e modernas adquiridas no "mercado negro", pois teriam sido usadas em momentos históricos. O chão da Arena é feito de terra fresca, e uma fonte habita seu centro, jorrando o delicioso vitae da Connaisseur Cortesã e Conselheira Anciã Isabelle do Clã dos Reis, Cria da finada Rainha Anne de Londres. Esta fonte tem 2 metros de diâmetro, 1,60 metro de altura e está alinhada com o eixo da porta. A fonte tem a forma da escultura de uma bela mulher desnuda que regurgita e chora sangue.


A doze metros do chão, uma grande cúpula (domo) de vidro balístico de vinte e dois metros de diâmetro e seis de altura ameaça cair sobre aquele que ousar pisar em seu solo. Ela é presa em cinco pontos no teto por um sistema forte de correntes e roldanas. Na ala leste e ala oeste existem portas estanque instaladas entre o solo da Arena e o chão do salão, o Conselheiro Ancião General Meneses do Clã da Rosa chama de Caminho da Valquíria. Três metros distantes da porta da Arena existe uma pequena cabine de preparação de nove metros quadrados. Esta cabine é acessível por um alçapão.


As paredes do Saguão apresentam lindas obras de arte. Entre elas podem-se ver vários magníficos quadros, esculturas e uma coleção bastante incomum de objetos de tortura. Grandes pilastras de pedra esculpidas erguem-se das posições nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste. Ares, Alexandre o Grande, Sun Tsu e Pachacuti sustentando o teto em forma de Atlas. Estas estátuas são originais feitas pelo mesmo artista dos "Atlantes" que estão na Pinacoteca de São Paulo e foi doada para Meneses. Realmente um grande feito arquitetônico digno da beleza de um Elísio Toreador.


Ao redor da Arena estão dispostos bancos e mesas feitos de pedra. Todo o ambiente é iluminado por luzes de LED com baterias próprias e projetores de imagem. Estes projetam pontos turísticos do Rio de Janeiro nas paredes, teto do saguão e pequenas árvores. Projetores iluminam o domo de vidro passando as lutas e um resumo dos lutadores. Existem ao redor do saguão o total de 32 saídas de fuga para a Rede Nosferatu de Transportes . Existem também 2 saídas extras, uma em cada cabine de preparação e mais 2 nas alas norte e sul da Arena . O complexo é controlado por um sistema fechado de segurança, informatizado, porém utilizando também salvaguardas analógicas. Estas salvaguardas controlam manualmente o Domo e as portas da Arena. Em lutas memoráveis, apostadores pagavam pelo privilégio de descer o Domo.

Os Carniçais de Meneses Santana e Natasha são instruídos para não permitir a entrada de ninguém na Mansão. Nem mesmo criadagem ou qualquer seguidor de Meneses. A Mansão está totalmente fechada.Apenas morcegos sobrevoam as lindas árvores que cercam a propriedade. Meneses instruiu Santana e Natasha de observar em especial qualquer drone na área.


Ao início das lutas, os lutadores são levados até suas cabines onde devem se preparar por 5 minutos. Vitae de Isabelle é disponibilizado antes e depois das lutas, além da fonte no centro da Arena . Após os 5 minutos usados para apresentar os duelistas com imagens e músicas tema, o lutador entra no corredor que leva para a porta da Arena , chamada Escudo, que é aberta assim que o domo toca o chão. O sistema é controlado por Meneses, porém um controle será disponibilizado para o Árbitro Ancião Hassam "Morte Súbita" do Clã dos Juízes. Este, não fica dentro da Arena e deve-se deslocar ao longo da parede do domo.


Os carniçais Julia Perez e Pablito, estrelas do espetáculo teatralizado na abertura da Arena , circulam o evento posando para os convidados e perguntando se os mesmos estão confortáveis. Gentilmente eles anotam qualquer crítica. Ambos tem beleza inigualável e demonstram muita presença de espírito.


Durante o espetáculo, A Anciã Ártemis do Clã dos Rebeldes, o Cappo della Torre Don Vitto do Clã dos Reis cria do Príncipe Guido, o Ancião Calamare do Clã da Besta e o Xerife Simon Pisanob do Clã da Hecata estarão vigilantes a movimentação fora e dentro da Mansão, através das câmeras de segurança instaladas na superfície. Ratos de Calamare observam os esgotos e os corredores que levam até a Arena , enquanto na superfície morcegos sobrevoam alertando sobre comboios ou aeronaves.


A área da Mansão Humaitá é protegida por uma ação de influência: submundo Toque de Recolher (Lockdown) exercida por Isadora e impulsionada. Proteções mágicas serão colocadas por Simon e Victor no começo da noite. A proteção extra do príncipe é feita por Don Vito que observa todos que se aproximam da ala norte, apelidada de Portal do Cônsul. Nela está a área vip do Príncipe Don Guido. A ala vip de Meneses é na ala sul, chamada de o Portal do Guerreiro.


Na cerimônia de abertura Meneses mostrará todas as rotas de fuga para a Rede Nosferatu de Transportes de transportes subterrâneos.


Cada 4 saídas de emergência das 32 vão terminar em 8 corredores. Estes vão para: 1) no Largo dos Leões 2) perto do Jardim Botânico 3) no Metrô de Botafogo 4) em algum lugar do alto da boa vista 5) perto do CEAT em Santa Tereza 6) em frente ao Cemitério São João Batista 7) na frente da Casa Davos 8) dentro do Centro Empresarial Botafogo. Os Membros podem ser transportados direto de seus Refúgios diretamente ou desses pontos de encontro, a escolha do Cainita.


Sistema fechado de segurança da Mansão Humaitá é composto também por:

  • Sistema de monitoramento com câmeras internas e externas na Mansão; As câmeras subterrâneas são controladas pelos Nosferatu e no salão da Arena não há câmeras.

  • Iluminação autônoma de emergência;

  • Dupla alimentação da Light, com transferência automática;

  • Sistema de prevenção de incêndio e pânico;

  • 32 Saídas de emergência diretamente conectadas a Rede Nosferatu de Transportes;

  • Sistema de sprinklers com bombas autônomas;

  • Sistema de hidrantes;

  • Extintores de H2O, CO2, PQS (pó químico).


Relação das 12 armas disponíveis para combate:


Revólver Colt em calibre 32 S&W usada no suicídio de Getúlio Vargas; munida de 6 balas.

Qualities: Accurate, Quick Draw



Fuzil M1 Garand da segunda guerra mundial, adquirida do acervo pessoal do General Patton do EUA.

Qualities: Accurate, Brutal



Arco Mongol usado no exército de Genghis Khan devidamente restaurado com uma aljava de 10 flechas.

Qualities:Accurate, Deadly



Chu-ko nu réplica da criada pelo estrategista Zhuge Liang com 4 flechas. Alguns especulam que a arma seria a original restaurada. Ela teria quase 1800 anos.

Qualities: Accurate, Deadly



Espada Romana (Roman Gladius) que pertenceu ao Júlio Antíoco General Romano do período de Constantino o Grande.

Qualities: Accurate, Brutal



Espada usada por Alexandre o Grande.

Qualities: Accurate, Brutal



Falcata Pré-ibérico usado nas batalhas do tempo pelos primeiros povoadores da Península Ibérica.

Qualities: Concealable, Fast



Espada Viking devidamente restaurada, usada nas invasões de 865dc na costa da Inglaterra.

Qualities: Accurate, Brutal



Azaguaia do acervo pessoal de Ghezo, nono Rei do Daomé na África.

Qualities: Staking, Reach



Espada Katana de Tomoyuki Yamashita, general japonês da segunda guerra mundial.

Qualities: Accurate, Brutal, Masterwork



Lança espartana usada na batalha das Termópilas devidamente restaurada.

Qualities: Impaling, Reach



Escudo romano usado na batalha das Watling Street devidamente restaurado. Especula-se ser original.

Qualities: Full Body, Impact Absorption



Escudo espartano usado na batalha das Termópilas devidamente restaurado.

Qualities: Ballistic, Hardened


Seguem as proibições da Arena de Meneses:

  • O Elísio e seu conteúdo são sacrossantos e não serão danificados. Ninguém pode destruir arte localizada no Elísio. A definição de “arte” foi expandida para incluir o artista de vez em quando, fazendo dos vampiros do Clã Toreador alguns dos maiores defensores do Elísio. Os únicos objetos que podem ser danificados são as armas da Arena.

  • Elísio é considerado um terreno neutro e santificado: separado de seita ou de política. Qualquer vampiro é bem-vindo, independentemente de sua seita ou posição política.

  • Violência de qualquer tipo é estritamente proibida nos territórios de Elísio. Em algumas cidades, as cortesias estendem essa proteção para incluir a passagem de ida e volta para o Elísio. Porém dentro da Arena e durante as lutas é permitido o uso total de violência.

  • Nenhum poder sobrenatural pode ser usado nas terras de Elísio. Esta regra inclui o uso de disciplinas, mesmo as mais discretas como Dominação ou Presença (Dominate or Presence, em outros convidados. Note-se que os Nosferatu estão frequentemente isentos desta regra, permitindo-lhes usar Ofuscação (Obfuscate) para disfarçar as suas verdadeiras aparências. Mesmo quando não há perigo para a Máscara, eles são encorajados a continuar usando Ofuscação para evitar incomodar os outros convidados. Porém dentro da Arena e durante as lutas é permitido o uso total de disciplinas, de acordo com cada duelo.

  • Nenhuma arma pode ser trazida para o terreno do Elísio com exceção da equipe de segurança que poderá dispor de suas armas. Meneses faz parte da equipe de segurança, logo ele também estará armado.

  • Ninguém pode tentar inflamar a Besta de si ou de outro enquanto estiver em um Elísio, a não ser durante uma luta na Arena .

  • Se um vampiro trouxer um convidado não-vampírico (ou um que não tenha sido reconhecido ou tolerado) para o Elísio, ele é responsável pelo comportamento desse convidado. Nenhum mortal será permitido no Elísio com exceção de Rebanho e Carniçais.Todos devem ser devidamente inspecionados pela segurança para serem permitidos permanecer no Salão, inclusive Membros.

  • As presenças das Bestas-da-Lua ou Lupinos (lobisomens), dos Selvagens ou Quiméricos (fadas), ou aqueles que beberam o sangue de um coração (diableristas) que não foram perdoados pela Torre são proibidas.

  • Toda a caça é proibida na área em torno de um Elísio.

  • Qualidade do Elísio: Arena

Só será permitida a entrada no Elísio através da Rede Nosferatu de Transportes e apenas na instalação subterrânea.


A Neófita Isadora e a Ancilla e Secretária Katrina do Clã da Rosa apresentarão a qualquer Membro interessado as obras dispostas com alguns quadros da coleção pessoa de Meneses.


O Neófito Carpenter Sem Clã irá usar sua habilidade de DJ(computer) para auxiliar Meneses com a música e projeções.


Isabele fornecerá quantidade suficiente de vitae para tentar satisfazer a sede de todos os convidado.

Ela irá levar de sua reserva especial para isso.


Delfim permitirá tráfego pela Rede Nosferatu de Transportes para todos os convidados.


78 visualizações

© 2018 por Rio V5 LARP.  URL: www.riov5larp.com  |  E-mail: riov5larp@gmail.com  |

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco