Regras da Casa (House Rules): Tipos de Predadores no Rio V5

Atualizado: 4 de Nov de 2019


Alguns elementos do jogo de mesa da Quinta Edição do Vampiro a Máscara (V5) podem ser adaptados para melhorar a experiência de interpretação, ações de entreato e vivência total do nosso LARP. O Sistema de Fome (Hunger) dessa edição, em que o vampiro só fica satisfeito de verdade quando comete um assassinato ao se alimentar é algo que dá uma dimensão mais realista de um Vampiro para o jogo de mesa e tudo que ele faz para manter suas Besta sobre controle podem ser parte integral desses intervalos entre os Atos (sessões de jogo) e nos Entreatos (intervalos de tempo subjetivo entre as sessões de jogos).


Apesar de mantermos o Sistema de Total de Sangue do Mind's Eye Theater: Vampire The Masquerade, seguimos o caminho da Ambientação e Metaplot do V5 e, por isso, abraçamos como fundamental os Tipos de Preparadores do V5. Eles fazem toda a diferença para a forma com que sua personagem caça na Cidade Livre do Rio de Janeiro Noturno e o que faz para manter a Máscara e sua Humanidade, bem como sobreviver no ambiente hostil e pós-apocalíptico do Mundo das Trevas atualizado.


Abaixo os textos traduzidos do V5 e já adaptados para a realidade do nosso LARP e ambientação vampiresca carioca, entrando no Rio V5 Vampire LARP como uma das Regras da Casa (House Rules) do MET. Mantivemos os termos originais em inglês para esperar eles oficialmente pela tradução V5 (e por não gostarmos dos termos das traduções anteriores).


Esses Tipos de Predadores podem auxiliar na construção da nova Máscara das personagens durante a Empreitada (Quest) de construção de um novo Antecedente: Identidade Alternativa (Background: Alternate Identity).


Consulte o Resumo de Regras em Português do MET para Rio V5 Vampire LARP https://www.riov5larp.com/post/resumo-regras

Tipos de Predadores no Rio V5 Vampire LARP:


Nem mesmo os predadores permanecem imunes à necessidade de adaptação. Talvez por causa de seu estreito nicho ecológico, predadores e seus estilos de caça se adaptam simultaneamente. As preferências de caça da sua personagem alimentam o Total de Sangue (Blood Pool) dela e este Sangue molda que Habilidades e até Disciplinas ela precisa desenvolver como um vampiro. Este modus predationis é como seu Cainita costuma caçar, especialmente nas ações de Entreato. O Tipo de Predador denota o reflexo, rotina ou hábito da personagem; mas isto não exige um comportamento estático apenas na sessão de jogo, propriamente. Seu vampiro pode caçar de outras formas durante um Ato (uma sessão de jogo), já que ele precisa cooperar com outros Tipos de Predador, Territórios de Caça e Qualidades de Elísio desse Ato que estão jogando e, assim, aproveitar as de oportunidades de alimentação que aparecem durante a história. Já nos Entreatos ele inevitavelmente irá caçar dentro de seu módulo de predador, a não ser que ele anuncie sua ação de Alimentação de modo diferente na oração enviada como ação de Entreato. Em tempos de Segunda Inquisição e de Empreitada por novas Máscaras como Identidade Alternativa, isto será bastante decisivo.


Todo Vampiro de Rio V5 precisa utilizar um desses Tipos de Predador como parte do seu Conceito de personagem, que deverá ser informado ao Narrador na criação da mesma. Os vampiros já existentes precisam personalizar e declarar em qual deles sua personagem se encaixa no próximo Entreato. Aqueles que não informarem irão ter seu módulo escolhido pela Narração. Consulte o Narrador https://www.riov5larp.com/contato



Alleycat (Vira-Lata, Pegador, Catador de Lixo, Gatuno, Ladrão, Rapador):

Seu Vampiro toma o sangue pela força ou ameaça intimidadora de qualquer um que encontrar no seu caminho. Como um predador de assalto combativo, sua personagem persegue, domina e bebe de quem puder, e sempre que puder. Seu vampiro pode ou não tentar ameaçar ou dominar suas vítimas a ficarem em silêncio, ou ainda mascarar sua alimentação como um assalto. Pense em como seu vampiro chegou a essa abordagem direta para se alimentar e o que o faz ele se sentir confortável com uma pós-vida sempre há perseguir, atacar, se alimentar e escapar suas presas. E repetir tudo de novo. E de novo. E de novo...


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • No Conceito e na Biografia (Bio) da personagem, ela poderia por exemplo ter sido um sem-teto, um soldado militar, um bicho solto do tráfego, um matador de aluguel ou um até caçador de safari.

  • Foco Físico em Força para Manobras de combate sem custo como Agarrar

  • Foco Social em Manipulação (Manipulation)

  • Foco Mental em Raciocínio (Wits)

  • Perícia Briga (Brawl)

  • Perícia Intimidação (Intimidation)

  • Perícia Sobrevivência (Survival)

  • Contatos ou Influencia no Submundo (Contacts, Influence: The Underworld)

  • Desvantagens sociais como Predador Óbvio, Presença Maligna etc.

Benefícios:

A personagem que seu jogador declarou ser uma Alleycat pode usar a ação de entreato para se alimentar (sem ser em um rebanho) e considerar que esta ação irá também treinar uma Disciplina como Potência, Celeridade (Rapidez), Valeren ou Dementação (Dementation). Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime)



Bagger (Sacoleiro, Muambeiro, Vapor, Trafica):

Seu vampiro adquire sangue preservado em vez de caçar presas vivas. Ele rouba, compra ou adquire sangue frio em vez de caçar,

contando com o mercado ilegal ou suas próprias habilidades como ladrão ou perseguidor de ambulâncias. Talvez sua personagem ainda trabalhe no turno da noite de um hospital ou tenha alguma forma de acesso a isso. Os Ventrue não podem não escolher este Tipo de Predador.


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • Antecedente: Recursos (Background: Resources)

  • Perícia Manha (Streetwise)

  • Perícia Medicina (Medicine)

  • Vantagem Digestão Eficiente

  • Desvantagens Vicio, Presas Inuteis, Portador de Doença etc.

Benefícios:

A personagem que seu jogador declarou ser uma Bagger pode usar a ação de entreato para se alimentar e considerar está treinando uma Disciplina como Ofuscação, Taumaturgia (Trilha de Sangue), Visceratika ou Quietus. Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime)



BloodLeech (Sanguessuga/ Parasita / Verme / Diablerista / Chupa Cabra / Carrapato): Sua personagem se alimenta de outros Vampiros. Seu Vampiro bebe os Vitae deles, seja por caça-los, por coerção ou pagando de Favor ou até dinheiro pelo sangue - esta foi a única maneira verdadeiramente moral de alimentá-lo que lhe ocorreu. Mas, infelizmente, isso é uma prática geralmente proibida na Sociedade dos Membros. Esse Tipo de Predador ou é totalmente arriscado ou requer uma invejável posição de poder.


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • Foco Físico em Força para Manobras de combate sem custo Agarrar ou Estancar o Coração

  • Perícia Briga

  • Perícia Furtividade

  • Perícia Oculto

  • Desvantagens como Segredo Sombrio, Diablerie Perdoada, Sede de Matusalém

Benefícios:

A personagem que seu jogador declarou ser uma Bloodleech pode usar a ação de entreato para se alimentar (sem ser em um Rebanho) e considerar que está treinando uma Disciplina como Celeridade (Rapidez) ou Metamorfose (Protean). Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime)



Cleaver (Apegado, Nutella, Família,Açougueiro, Gourmet ):

Sua Personagem consegue sangue de sua família mortal ou amigos. Seu Vampiro se alimenta secretamente de sua família mortal e amigos (ou de alguém com quem ele ainda mantém laços). Os Cleavers mais extremos adotam crianças, casam com uma/um humana/o e tentam manter uma vida familiar por quanto tempo ainda puderem. Os Cleavers costumam se comprometer enormemente para manter a verdade longe de sua condição de sua família, mas alguns também mantêm relacionamentos afastados com sua própria espécie. A Camarilla proíbe terminantemente usar uma família humana desta forma, e se irritam com os Cleavers, como uma Quebra de Máscara esperando para acontecer. Membros mais sábios (e sádicos) podem massacrar a família do seu vampiro para o próprio bem dele e da Máscara, caso descobrirem o seu segredo e se importarem com o que se passa com ele.


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • No Conceito e Bio da personagem precisa incluir sua familia e amigos.

  • Foco Social em Manipulação ou Aparência

  • Perícia Empatia

  • Perícia Lábia

  • Perícia Liderança

  • Rebanho (necessariamente)

  • Aliados

  • Vantagens Sono Leve, Vitalidade Intensa, Máscara Pessoal, Susurros de Vida

  • Desvantagens Segredo Sombrio (Cleaver), Territorial, Exclusão de Presa (Desconhecidos)

Benefício:

A personagem que seu jogador declarou ser um Cleaver pode usar a ação gratuita de entreato para se alimentar de seu Antecedente: Rebanho e considerar que patrulhou seu território ao mesmo tempo ou que esta ação faz parte de sua Empreitada (Quest) de recuperar Humanidade na mesma ação.



•Consensualist (Consensualista, descontruidão, "não é não", humanóide) :

Seu vampiro se alimenta apenas com consentimento da vítima. Ele nunca se alimenta contra o livre arbítrio dela. A Máscara da sua personagem pode ser um representante de uma unidade de doação de sangue para a caridade, um poser humano bebedor de sangue na "comunidade real de vampiros" ou ela simplesmente diz a verdade à sua vítima sobre o que ela é e assim obtém a sua permissão para se alimentar. A Camarilla vê esse último método como uma Quebra de Máscara, mas muitos filósofos Anarquistas consideram isso um risco aceitável.


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • Foco Fisico em Vigor

  • Foco Social em Carisma

  • Foco Mental em Percepção

  • Perícia Medicina

  • Perícia Investigação

  • Perícia Empatia

  • Desvantagens como Segredo Sombrio (Quebra de Máscara) e Exclusão de Presa (não consentimento)

Benefício:

A personagem que seu jogador declarou ser uma Consensualist pode usar a ação de entreato para se alimentar (sem ser em um rebanho) e considerar que está treinando uma Disciplina como Auspícios, Fortitude, Obeah, Temporis. Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime)



Farmer (Fazendeiro, Roçeiro, Vegano, Herbívoro, Desnutrido) :

Se alimenta apenas de animais. A fome constantemente perturba sua personagem, mas ela até agora não matou um único humano sequer (exceto talvez naquela vez que...), e pretende se manter assim. Seu vampiro poderia ter sido qualquer pessoa quando vivo, mas sua escolha fala de alguém obcecado por moralidade. Talvez ele tivesse sido um ativista, um sacerdote, um profissional da saúde, ou vegano em vida, mas a decisão de nunca arriscar uma vida humana sequer é algo que qualquer pessoa poderia escolher e lutar para manter. Os Ventrue pode não escolher este Tipo de Predador.


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • Perícia Empatia com Animais (Animal Ken)

  • Perícia Sobrevivência (Survival)

  • Vantagem Digestão eficiente, Buscador da Golconda, Suspiro de vida,

  • Desvantagens Exclusão de Presa (humanos), Flautista Encanto

Benefícios:

A personagem que seu jogador declarou ser uma Farmer pode usar a ação de entreato para se alimentar e considerar que está treinando uma Disciplina como Animalismo, Metamorfose (Protean), Serpentis, Visceratika e Vicissitude. Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime). Ou, no lugar de treinar uma Disciplina, que esta ação faz parte de sua Empreitada (Quest) de recuperar Humanidade na mesma ação.



Osiris (Osíris, Famoso, Bispo, Estela, Global, Maçom) :

Como um objeto de devoção, seu Vampiro se alimenta de seu culto, igreja ou fã-clubes. Ele é uma celebridade entre os mortais ou então lidera um culto, uma igreja, um templo, uma loja ocultista, um fã clube ou algo similar. Sua personagem se alimenta de seus fãs ou adoradores, que tratam o como uma divindade. Ela sempre tem acesso a sangue fácil, por outro lado seguidores causam problemas com as autoridades, com as religiões institucionais e, obviamente, com a Camarilla. Em vida, seu Vampiro pode ter sido um DJ, um escritor, um cultista, um pregador ou um organizador de Cosplay, administrador de um Site de RPG ou Narrador de evento de LARP.


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • Perícia Oculto (Occult)

  • Perícia Performance

  • Antecedente Fama (Fame)

  • Antecedente Rebanho (Herd)

  • Vantagens de Clã: Personal Cult para Ministério, Angelic Visage para Lasombra, Aura of Command para Ventrue etc.

  • Desvantagem Notoriedade (Notoriety)

Benefícios:

A personagem que seu jogador declarou ser um Osiris pode usar a ação de entreato para se alimentar de seu Rebanho e considerar que está treinando uma Disciplina como Taumaturgia, Presença, Serpentis Tenebrosidade (Obtenebration), Necromancia (Necromancy) ou Daemonion. Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime)



• Sandman (João Pestana, Morcegão, Corujão, Fantasma, "Boa noite, Cinderella"):

Seu Vampiro se alimenta de vítimas que estejam dormindo. Ela confia em sua Furtividade (Stealth) e/ou Disciplinas para se alimentar dessas vítimas adormecidas. Se eles nunca acordarem durante a alimentação, não sabem que sua personagem sequer existe. Talvez ela fosse muito anti-social em vida; ou simplesmente não se sente atraída pela interpessoalidade intensa da vida noturna ou ainda pela violência física de Predadores mais extrovertidos.


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • Atributo Mental Primario

  • Foco Mental Inteligência ou Raciocínio (ou os dois com a vantagem versátil)

  • Perícia Medicina

  • Perícia Furtividade

  • Antecedente Recursos

  • Vantagem Arcano, Versátil (Mental: Inteligencia e Racioncínio)

  • Desvantagens Potenciais Roubados (Social), Presença Maligna, Besta no Espelho

Benefícios:

A personagem que seu jogador declarou ser uma Sandman pode usar a ação de entreato para se alimentar de seu Rebanho e considerar que está treinando uma Disciplina como Auspícios, Ofuscação, Visceratika, Mytherceria ou Thanatosis. Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime)



SceneQueen (VIP, Exclusivista, Entendido, Camarada, do Bonde) :

Seu vampiro se alimenta de uma subcultura ou de grupo exclusivo. Ele confia em sua familiaridade com uma certa subcultura e tem uma Máscara pessoal bem trabalhada, alimentando-se exclusivamente de quem acredita que ele faça parte dessa subcultura. Suas vítimas adoram sua personagem pelo status que ela carrega nesse nicho, e não acreditariam na verdade caso os fatos mostrem sua verdadeira natureza. Seu Vampiro pode pertencer às ruas ou ser de alta classe literalmente, abusando dos fracos com falsas esperanças e promessas de levá-los para o próximo nível de vida. Quando vivo, sua personagem quase certamente pertencia a uma cena semelhante ao que ela persegue agora (ou era completamente obcecado pela mesma).


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • Atributo Mental ou Físico Primário

  • Foco Físico Força

  • Foco Foco Mental Inteligência ou Raciocínio (ou os dois com a vantagem versátil)

  • Perícia Intimidação

  • Perícia Liderança e/ou Lábia

  • Perícia Etiqueta e/ou Manha

  • Antecedente Fama e/ou Rebanho

  • Antecedente Contatos ou Influencia

  • Vantagem Mascara Pessoal, Versátil

  • Desvantagem Excesso de Confiança, Exclusão de Presa e/ou Intolerância (Outra subcultura), Perturbação (acreditar que é de fato da tal subcultura)

Benefícios:

A personagem que seu jogador declarou ser uma SceneQueen pode usar a ação de entreato para se alimentar de seu Rebanho e considerar que está treinando uma Disciplina como Dominação, Potência ou Dementação. Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime)



Siren ( Sereia, Iara, Incubus, Encosto, Ninfomaniaco, Comedor, Prostituto, Putão, Cachorrão, "Pau Amigo", Ricardão, Swinger):

Seu Vampiro se alimenta através da sedução, sob o disfarce de sexo. Ele quase exclusivamente precisa iniciar ou fingindo uma relação sexual, e confia nas suas na sua sedução e Disciplinas para isso, ou simplesmente no inesgotável apetites sexual dos outros para esconder sua verdadeira natureza predadora. Sua personagem pode ter dominado a arte do sexo casual, ter perfis falsos em apps de encontros ou mover-se através do cena de clubes de sexos e casa de swing como uma celebridade interna. Seu Vampiro se considera um animal do sexo, porém, nos seus momentos mais sombrios, tem medo de que seja apenas no melhor dos casos um amante problemático, e na pior das hipóteses, um estuprador habitual. Um ex-amante dele que escapou da destruição pode ser um problema real passando a ser um stalker ou até ter virado um caçador de bruxas... Talvez, em vida, sua personagem fosse um "pegador", um produtor de filmes ou novelas, um autor de sucesso, um tarado que se orgulha de suas estrepolias - ou até um virgem que pretende obcecadamente "tirar o atraso" agora no post-mortem.


Sugestões para criação de Ficha e Progresso com novos ganhos de XP:

  • Atributo Social ou Físico Primário

  • Foco Físico Vigor

  • Foco Foco Social Manipulação ou Aparência (ou os dois com a vantagem versátil)

  • Perícia Liderança ou Atletismo

  • Perícia Lábia e/ou Performance

  • Perícia Sobrevivência e/ou Empatia

  • Antecedente Fama e/ou Rebanho

  • Antecedente Contatos ou Influencia

  • Vantagem Robusto, Mascara Pessoal, Versátil, Sopro de Vida,

  • Desvantagem Excesso de Confiança, Caçado, Perturbação (Ninfomania ou Abusador)

Benefícios:

A personagem que seu jogador declarou ser uma Siren pode usar a ação de entreato para se alimentar de seu Rebanho e considerar que está treinando uma Disciplina como Presença, Fortitude, Serpentis, Vicissitude ou Melpominee. Portanto ela poderá comprar no próximo XP uma dessas Disciplinas, caso atenda o pré-requisito para a compra - ser uma Disciplina De-Clã ou ter bebido e ter um tutor que tenha a Disciplina De-Clã disposto a treina-lo, gastando XP (Veja https://www.riov5larp.com/post/regras-para-entreatos-downtime)



Em breve: Tipos de Coteries e Ressonância.


Contamos com o apoio da WHITE WOLF™️ e agora, com muita honra e orgulho, somos oficialmente o primeiro LARP do estado do Rio de Janeiro, Brasil sancionados pelo selo DARK PACK ™️ ! Partes dos materiais são os direitos autorais e marcas registradas da White Wolf Entertainment AB e são usados ​​com permissão. Todos os direitos reservados. Para mais informações, visite white-wolf.com

Utilizando sistema Mind's Eye Theater: Vampire The Masquerade (MET:VtM ou simplesmente MET) criado pelo http://www.bynightstudios.com/ e apenas o sistema, seguimos o caminho da Ambientação e Metaplot da Quinta edição de Vampiro: A Máscara - Vampire: The Masquerade 5Th Edition (V5) . Este Resumo Básico serve apenas de guia para os jogadores do projeto e não substitui o MET. Adquira o seu MET físico ou virtual hoje em https://www.storytellersvault.com/product/123666/Minds-Eye-Theatre-Vampire-The-Masquerade?manufacturers_id=5147 e o seu V5 físico ou virtual ainda hoje em https://www.modiphius.net/collections/vampire-the-masquerade



662 visualizações

© 2018 por Rio V5 LARP.  URL: www.riov5larp.com  |  E-mail: riov5larp@gmail.com  |

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco