Ações de Influência

Como já sabem, apesar da nossa ambientação ser a Quinta edição de Vampiro, (V5), utilizamos ainda o sistema Mind's Eye Theater (MET) e não o novo Storyteller, por simplesmente ser mais adequada para um LARP. Porém, conquanto a Mecânica seja deste sistema, a forma como nos aproximamos dele é do V5, dentro de como o Mundo das Trevas se moldou nos últimos anos e não das suas edições anteriores. É muito importante que isso fique bastante claro, pois por mero senso comum você pode esbarrar com problemas bem mais terríveis nesta edição.

Aqui vamos explorar a forma de utilizar o Antecedente (background): Influência (Influence) sobre a ótica do V5 mas com o sistema do MET.


Para a Quinta Edição de Vampiro, Influência é o seu poder político sobre o mundo mortal, seja através da riqueza, prestígio, cargo político, chantagem, ou até manipulação sobrenatural. Membros com alta Influência podem influenciar e, em casos raros, quase controlar a política e a sociedade de sua cidade. Padronizando, a influência se aplica mais especificamente em um grupo ou região da cidade. No V5 porém esses Grupos podem ser grandes e até mesmo difusos e ambíguos: crime organizado, mídia, religião, a polícia, governo da cidade, etc.


Já no sistema MET existem dois tipos de influência: Elite e Submundo. Ambos são comprados separadamente e você pode comprar até 5 pontos de uma das duas categorias:

  • A Elite: Você tem influência sobre a camada superior, aqueles que são ricos, possuem poder legítimo, possuem corporações, ou influenciar instituições notáveis. Estes indivíduos vivem em um mundo de riqueza e prestígio.

  • O submundo: você tem influência sobre aqueles que trabalham a margem ou fora da lei: pessoas da classe trabalhadora que faz vista grossa, ou aqueles que vivem nas ruas, gangues de controle territorial e cartéis de drogas, que direcionam redes de ladrões, ou manipulando a intrincada burocracia cultural. Essas pessoas vivem em um mundo de rumores, sussurros e mentiras.


Por via de regra, no Rio até a criação do Principado, por exemplo, com exceção de alguns Anciões Independentes, a maioria dos conflitos de influências estavam concentradas no Conselho da Rosa Sombria e suas “Proxies” e "Minions" e, portanto, de forma forta, os Toreador são influentes no Submundo e os Lasombra na Elite. Estas são classificações simplistas, ainda mais após tudo que aconteceu no Metaplot, na ambientação específica e no decorrer dos jogos do Rio V5. Elas portanto são simplificadamente assim divididas apenas por mecânicas de jogo, em que um Cainita manipula as coisas através dos âmbitos “legais” ou “ilegais”, de forma por poder e burocrática ou marginal e minoritariamente. Isso não quer dizer que todas as especificidades de cada influencia sejam assim ou mesmo precisam seguir isso nesses clãs ou nos outros, apenas como regra de jogo.


Aqui que entra a diferença na prática do sistema MET para esse projeto: Cada ponto de Influência: Elite ou Influência: Submundo tem uma especialização não-generalizada. Para cada ponto de influência que um personagem possui, você

deve escolher uma categoria na qual se especializar. Estas especializações ajudam a definir a natureza do caráter da rede social do seu personagem: os tipos de pessoas que lhe devem favores e onde ela exerce seu controle sutil.


É possível ter a mesma especialização em ambas categorias de influência. Ter uma especialização policial em Elite pode significar que seu personagem conhece os

detetives de mais prestígio, interage tempo com a diretor da Divisão de Operações Especiais, ou contribui regularmente ao "fundo eleitoral" do comissário. Por outro lado, ter um especialização policial em submundo, significa que o seu personagem conhece policiais corruptos, agentes disfarçados ou pobre-coitado que pega o "turno morto" na sala de provas.


Qualquer coisa que possa ser definida como uma sociedade influente e unida pode potencialmente ser uma especialização, e há uma grande variedade de especializações de influência, mas nenhuma deve ser uma generalização muito ampla.

Então, em vez do personagem ter como um Grupo de influência "Lutadores profissionais" ou "Burocratas", no nosso jogo ele precisa especificar qual grupo ele Influencia: "Família Gracie", "Lutadores de MMA cariocas" e "Burocratas da Prefeitura" ou "Burocratas da Câmara dos Vereadores".

Influências do Novo Principado

Alguns territórios onde algumas dessas influências se encontram já estão divididos também na ambientação (algumas de forma histórica, outras mais recentes) aqui Territórios de caça :

https://www.riov5larp.com/post/territorios-de-caca


Exclusivas: Apesar de não controlarem (isso é impossível para Cainitas mesmo com estrutura de clãs, lacaios, contatos etc, por conta de máscara e tudo mais) certas influências são exclusivas de alguns clãs que podem ceder ou não para outros Membros por favores menores (Minor boon). Quase todos os clãs têm alguma influência exclusiva no Rio.


Influências Comuns: que todos clãs podem negociar e ter livremente, conquanto se responsabiliza pelas mesmas. O Clã Brujah é o único que não exige exclusividade de nenhum território ou influência pela ideologia libertária de seu antigo Conselheiro Nascimento.


Por exemplo: Qualquer influências de submundo relacionada à criminalidade ( tráfegos de drogas, armas, mercado negro , órgãos, humano , prostituição, trabalho escravo, jogo do bicho, facções, milícias , quadrilhas , laranjas , etc , etc etc ), geralmente no Rio são consideradas Comuns, assim como quase todas as influências de Elite nas áreas de entretenimento. Já algumas empresas específicas ou mesmo algumas instituições antigas na cidade livre que são tradicionalmente Exclusivas no novo principado.


Toreador


Exclusivas:

Academias e exibição oficiais de Lutas Esportivas (MMA,Wrestling, Judo, Jiu Jitsu Brasileiro, Boxe Inglês, Krav-Magá, Muay Thai e Defesa pessoal etc)

Moda Favela Chic

Biblioteca Nacional

Teatro Municipal

Cidade das Artes

Comando da 1ª Divisão de Exército

Central Globo de Jornalismo (Jornal Nacional, RJ TV, Sport tv, Fantástico, Globo News, Emissora de Sinal Nacional)

Fundição Progresso

Circo Voador

Imperator

Grande terreiro de Umbanda em Vargem Grande

Cia de Dança Deborah Colker Cena "black" carioca (charme, passinho, soul),

Festa Back to Black

Baile do TemTudo Afrofunk

ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT


Comum:

Circuito Ilegal de Lutas

IPHAN

PT

PDT

Milícia Liga da Justiça

Traficantes de Armas (Provenientes do Paraguai-EUA) Cena funk carioca

MAM

MBA

MHN

Museu do Futuro

Museus

Biblioteca Nacional

Bibliotecas

Centros Culturais

Terreiros de Religiões Espíritas e/ou Brasileiras de Matriz Africanas Entretenimento na Lapa Parte da rede de prostituição no Rio + entretenimento adulto (casas de swing, inferninhos, etc)

Vila Mimosa

BOPE

Garantia da Lei e da Ordem (GLO)

Lutas ilegais

Traficantes de Produtos de Alta performances proibidos

Igrejas Fundamentalistas Neopentecostais (MENOS A IURD)

Círculo Militar da Praia Vermelha

Pão de Açúcar

Morro da Urca

EsEEFF

Bateria de Comando de Serviços da Fortaleza de São José

Garage Paris Café Club

Mistura Certa Club

4x4

Secretaria de Cultura Fabrica Bhering

Casa Rosa

Buraco da Lacraia


Lasombra Antitribu


Exclusivas:

PROJAC

Arquidiocese do Rio de Janeiro

PETROBRÁS

CAIXA

BB

BNDES

ELETROBRAS

Light

Rede de Hotéis Othon

LAHotels

Club Med

Windsor

Sindicato dos Corretores de Imóveis do Município do Rio de Janeiro

ADEMI RJ

ABMI RJ

CRECI RJ

Multiplan

BRMails

Ancar Ivanhoe

PDG Reality S.A.

Partido NOVO

CEG (Compartilhada com os Nosferatu)

TV quase

“Consultoria especializada em lavagem de dinheiro”

Embratel e Operadoras de Celular (VIVO, Claro, TIM, Oi e Nextel)

Marinas da Baia de Guanabara e Yatchclub


Comuns

Junta Comercial / CVM

Banco Central

Associação de magistrados

Porto Maravilha

Aeroportos Santos Dumont e Galeão

Secretaria da Fazenda

Jornal Globo

Jovem pan

Tráfico de de drogas da Tirol na freguesia

Igrejas Fundamentalistas Neopentecostais (MENOS A IURD)

Doleiros

FEBRABAN

Jornal Globo

Polícia Rodoviária

Polícia Portuária

Polícia alfandegária

Casas de jogos e cassinos clandestinos

MPU

STF

TCU

TCE


Malkavianos

Exclusiva :

LIESA ,

população de rua,

Secretaria Municipal de Assistência social

Secretaria Municipal de Saúde Comum :

Carnaval de Rua ,

CREMERJ

Tráficos de drogas sintéticas

Fetranspor IML


Nosferatu


Exclusiva:

Esgotos, Túneis e Subterrâneo público Comlurb

Ceg (Compartilhada com os Lasombra)


Comuns:

Cet rio

Cedae,

Secretaria de infraestrutura, urbanismo e habitação

Secretaria de mobilidade e transportes

Controladoria Geral do Município

Secretaria Municipal da Casa Civil

Secretaria Municipal da Fazenda

Fetranspor

MetrôRio

Correios

ShrekNet

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj)

Junta comercial

IML

Arqueológica de obras urbanas

Uerj


Brujah


Comum:

Saara

Movimentos de Sem terra

CUT

Anistia internacional

Black Blocks

Balaios

Movimentos Anarquistas mortais

Hemorio

Garage

Vila Mimosa

Fábrica Bhering

Anonymous

Fundação Palmares

Policiais Civis

APAE

Viva Cazuza

Setores de segurança privados

Milícia vila Benjamin Constant

Tráfego Morro pavão pavãozinho

IML


Ventrue


Exclusiva:

Coligação: O RIO EM 1º LUGAR (MDB / PP / PSC / PTB / PSL / PPS / PTN / DEM / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PRP / PSDB / PEN / PSD / SD)

H.Stern

Furnas

Petróleo privado (Esso, Chevron Texaco, Shell, Ipiranga, British, Repsol YPF etc)

ValeRio Tinto

CSN

CSA

York group

Banco Icatu

Losango

Finnivet

Sul América Seguros

Icatu Hartford

Itaú

Bradesco

Bradesco Seguros

Bombeiros RJ


Comum:

Casas de Câmbio

Hemorio

Febraban

PSDC

PROS

Casa de Saúde São José

Empresas Privadas da Coleta de Lixo no RJ

ABADI

Recicloteca

Cempre

Milícia (campo grande, taquara e recreio),

Policial (nas mesmas áreas )

Maccann.

Artplan.

DPZ

40 Graus

Clubes de strip tease, casas de massagem e prostituição. Zona Oeste, barra e recreio (VIP).

Sindicarga

A. Cupello Transportadora

Braspress

Grupo Júlio Simões Logística (JSL)

Hamburg Süd (Aliança Navegação)

IML


Hecata (Familia Giovanni)


Exclusiva:

Cartórios municipais e estaduais (IPTU, Proprietários, herdeiros e locais)

Cemitérios municipais e estaduais (menos Cajú)

Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam)