Código de Conduta Rio V5

Código de Conduta para Participantes do Rio V5 Vampire LARP

Em um ambiente de Live Action Role Playing Game, ou LARP, entendemos que alguns valores e regras existem para assegurar um divertimento sadio e que não cause nenhum tipo de desconforto ou constrangimento a nenhum dos participantes. A regra principal, nossa verdadeira Golden Rule (Regra de Ouro), é criar um ambiente seguro para todos os participantes.


Segurança não significa somente a segurança física dos narradores, equipe e participantes, mas também um ambiente livre de abusos e discriminações. Entendemos que o conceito do que é um ambiente seguro pode variar muito de pessoa para pessoa. Por esta razão, tomamos a liberdade de preparar este documento, que servirá como guia para suas interações com os demais participantes do Rio V5 Vampire LARP.

Não pretendemos, com este Código de Conduta, esgotar todas as situações que possam surgir. Em caso de dúvidas, procure os narradores, organizadores, a equipe do Rio V5, a ouvidoria ou o núcleo feminino (“minas Rio V5”), que buscarão auxiliar no que for possível.

O Código de Conduta é um documento que será constantemente aprimorado, de forma que responda e se adeque às necessidades dos narradores, equipe e participantes. Entenda que ele poderá ser modificado ocasionalmente, para aprimorar a experiência de todos no Rio V5.


Qualquer questão levantada sobre a conduta de jogadores será levada bastante a sério: Se você for advertido por uma conduta que não consideramos pertinente ao Rio V5, entenda que não se trata de implicância ou perseguição, mas um pedido de ajuste de comportamento, para que o evento fique melhor para todos os envolvidos.


Sabemos que um bom roleplay pode fazer emoções aflorarem e discussões nascerem, por abordar temas sérios e maduros, e tudo bem! Queremos criar um ambiente de imersão que possa permitir isso. Também queremos criar um ambiente divertido, em que os jogadores não se sintam desconfortáveis ou compelidos a participar de cenas que não desejem. Para isso, contamos com a sua ajuda!


E lembre-se: Não se ganha um LARP! Um LARP é bom quando conta histórias inesquecíveis e apresenta personagens memoráveis. Se você pensa em um LARP como um ambiente exclusivamente PvP, talvez o Rio V5 não seja para você.


Preconceito, Discriminação e Assédio:

Nós valorizamos a diversidade e repudiamos toda e qualquer forma de assédio, preconceito e discriminação. Assumimos o compromisso de apurar e combater quaisquer situações de humilhação, exposição ao ridículo, intimidação, hostilização e constrangimento no LARP (“Ingame” ou “ON”) ou fora dele (“Outgame” ou “OFF”), sejam elas relacionadas à cor, raça, sexo, orientação sexual, peso, origem social ou quaisquer outras condições que possam prejudicar qualquer participante.


Ainda em “OFF”, jamais xingue, ameace ou assedie outros participantes. Quaisquer condutas nestes moldes, conforme já exposto anteriormente, poderão gerar uma advertência. Caso haja reiteração da conduta, você poderá ser retirado do LARP e, em casos mais graves, ser expulso imediatamente, ficando impedido de participar de qualquer evento relacionado ao Rio V5.


Você NÃO poderá adotar condutas abusivas, inoportunas ou ofensivas, sejam elas verbais, físicas ou gestuais. Ainda, você NÃO poderá adotar condutas que configurem qualquer tipo de assédio ou abuso a outro participante, em especial de cunho sexual.


Entendemos que abuso sexual é todo comportamento indesejado, de caráter libidinoso, onde o agressor usa a força, faz ameaças ou se aproveita de situações em que a vítima está (ou se torna incapaz) de negar consentimento. Pode ocorrer de forma verbal, gestual ou física, com o objetivo de satisfazer sua lascívia (ou de terceiros), perturbando ou constrangendo a vítima, afetando sua dignidade, ou criando um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.


Lembramos que condutas de abuso sexual podem corresponder a crimes descritos no Código Penal, e a equipe do Rio V5 se reserva o direito de procurar as autoridades policiais se for necessário.


Nós reafirmamos nosso irrestrito repúdio a toda forma de preconceito, discriminação, assédio e abuso sexual.


Você deverá comunicar aos narradores, organizadores, a equipe do Rio V5, a ouvidoria e/ou o núcleo feminino (“minas Rio V5”), situações de preconceito, discriminação, condutas abusivas – como agressão, ameaça e/ou assédio, quer tenham elas acontecido com você, ou você as tenha presenciado.


As comunicações serão apuradas, sendo que o nome dos comunicantes serão mantidos em sigilo. Você pode fazer a comunicação pessoalmente, ou pelo e-mail riov5larp@gmail.com.


Uso de Álcool, Drogas e Porte de Armas

Você NÃO poderá consumir, ingressar com, ou portar bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de droga ilícita ou entorpecente nas áreas de “ON” onde está sendo realizado o LARP.


Você NÃO poderá ingressar ou permanecer nas dependências do local onde está sendo realizado o LARP se estiver apresentando alterações comportamentais que possam prejudicar o bom andamento do LARP ou colocar em risco a segurança e bem-estar dos participantes.


Você NÃO poderá guardar ou portar quaisquer tipos de armas (branca, de fogo ou objeto cortante) nas dependências do local onde está sendo realizado o LARP, ainda que sejam réplicas. Caso sua personagem possa ter esse tipo de artefato, a arma em questão será representada por um cartão, com seu desenho ou descrição.


O porte de armas, o uso de álcool ou drogas, em todas as áreas pertinentes ao LARP, poderá gerar uma advertência ao participante. Caso haja reiteração da conduta, o participante poderá ser retirado do LARP e, em casos mais graves, ser expulso, ficando impedido de participar de qualquer evento relacionado ao Rio V5.


Das Regras Utilizadas pelo Rio V5

Entendemos que as regras utilizadas pelo Rio V5 são complexas e os narradores e a equipe poderão cometer erros. Em prol da imersão no LARP, não discuta regras em ambiente de “ON”.


Se a dúvida não puder esperar para ser esclarecida após o LARP, converse conosco em área de “OFF”. Se for possível aguardar, ao final do LARP, entre em contato conosco (pessoalmente ou pelo e-mail riov5larp@gmail.com) e informe a dúvida ou não conformidade que você entenda ter havido. Caso a apuração conclua que, de fato, houve um erro, tenha certeza que sua personagem será compensada de forma justa.


É possível que o Rio V5 venha a usar regras personalizadas (“Regras da Casa” ou “House Rules”) para seus eventos. Tais regras serão oportunamente publicadas como meio de dar ciência aos participantes através das mídias usuais.


Os participantes são livres para arbitrar seus próprios conflitos e desafios, desde que na presença de um juiz de regras ou de um narrador, para que tenham validade.


Os plots ou tramas ou ações que não tenham ocorrido durante um LARP, em ações de entreato, ou com a anuência de um narrador, serão considerados inválidos e, portanto, inexistentes.


Ações de consentimento poderão ser empregadas durante o LARP; isto é, sinais manuais que possam ser utilizados pelos jogadores, se é ok iniciar uma atuação mais intensa sobre um tema sensível (controle mental, Abraço, Alimentação, uso da Disciplina Presença, etc).


Caso a resposta seja negativa, seja adulto e respeite os limites solicitados pelo jogador. Se não souber como agir naquela cena de maneira mais “leve”, chame um narrador ou juiz de regras.


Demais Ações Vedadas

Além do exposto nos tópicos anteriores, são vedadas as seguintes ações, sob pena de advertência, retirada do LARP e/ou expulsão do Rio V5:


1) Exceto nos casos em que, com o conhecimento dos narradores, um jogador mais experiente esteja te auxiliando, é vedado o envio da ficha para outras pessoas, além dos narradores;


2) O uso de informações obtidas em “OFF” para benefícios em “ON”;


3) Obstruir ou prejudicar a narração, através de condutas inapropriadas, que impeçam a execução do LARP ou a presença de outros participantes;


4) Utilização do LARP e seus ambientes (virtuais ou não) para uso de plataforma política, pregação religiosa ou spam comercial.


Disposições Finais

Para participar do Rio V5, além de ter completa ciência e concordar inteiramente com o presente Código de Conduta, você também deverá manifestar sua anuência com o “Termo de Responsabilidade para a Participação no Projeto Rio V5 Vampire LARP”.


Os casos omissos ou obscuros na interpretação do presente Código de Conduta serão resolvidos pelos Narradores, ou por terceiros por eles indicados.


Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 2020.



TERMO DE RESPONSABILIDADE PESSOAL


EU,______________________________________________________________________________, portador(a) da Cédula de Identidade nº _________________________, expedida pelo(a) ________________, e inscrito(a) no CPF/MF sob o nº ________________________________, ao participar de todo e qualquer evento do / relacionado ao PROJETO RIO V5 VAMPIRE LARP (“RIO V5”), em pleno exercício dos meus direitos e capacidade civis, firmo o presente TERMO DE RESPONSABILIDADE PESSOAL, no qual manifesto a minha integral concordância com as seguintes condições:


1 – Declaro ser maior de 18 (dezoito) anos e estar em pleno gozo das minhas capacidades físicas, mentais e civis.


2 – Declaro estar plenamente informado(a) acerca das normas concernentes ao RIO V5, bem como comprometo-me a cumprir todas as orientações fornecidas pelos Narradores, Organizadores, Equipe do Projeto Rio V5 Vampire LARP, Ouvidoria, ou terceiros indicados pelo RIO V5.


3 – Declaro ter pleno conhecimento da possibilidade de ocorrerem lesões corporais caso não sejam atendidas as normas de segurança estipuladas pelo RIO V5, e por mim aceitas, sendo tal risco inteiramente assumido por mim, isentando o RIO V5 de quaisquer responsabilidades de ordem material e/ou moral.


4 – Ao firmar o presente termo, assumo inteira responsabilidade pelos eventuais riscos decorrentes de minha participação em atividades do projeto, isentando o RIO V5, bem como seus organizadores e prepostos, de qualquer responsabilidade por danos físicos porventura sofridos.


5 – Assumo, ainda, a responsabilidade por qualquer dano material, moral, à imagem ou bens que, por minha ação ou omissão relevante, seja eventualmente causado a terceiros, eximindo o RIO V5 da responsabilidade civil por ato por mim praticado.


5- Declaro estar em gozo de bom estado geral de saúde, bem como não possuir qualquer impedimento ou recomendação médica para resguardar-me da prática de atividades ou envolvimento em situações de impacto emocional.


6 – Declaro não ser portador de distúrbios físicos e/ou psíquicos, ou qualquer outra moléstia, que desaconselhe a participação em Live Action Role Playing Game (LARP).


7 – Declaro, neste ato, que cedo ao RIO V5, de forma inteiramente gratuita, a título universal, em caráter total, definitivo e irrevogável, minha imagem e voz, em todo e qualquer material relativo ao RIO V5, bem como em todas as comunicações a ele relacionadas, sendo que as divulgações poderão ser realizadas por meios escolhidos pelo PROJETO RIO V5 VAMPIRE LARP, incluindo, mas não limitados a: página do Facebook, website, canal de YouTube, entre outros.


7.1. – Na hipótese de não concordar – no todo ou em parte – em ceder minha imagem em voz ao RIO V5, estou ciente que deverei enviar manifestação, por escrito, dirigida à Organização do PROJETO RIO V5 VAMPIRE LARP.


8 - Declaro, por fim, ter sido devidamente informado e estar de pleno acordo com todas as normas de organização do evento.


Por ser expressão da verdade, sob as penas da lei, firmo o presente termo, em 2 (duas) vias de igual teor e forma.


Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2020.




_______________________________________________

Nome:

CPF:





51 visualizações

© 2018 por Rio V5 LARP.  URL: www.riov5larp.com  |  E-mail: riov5larp@gmail.com  |

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco